sexta-feira, dezembro 28

DESPERTAI! DEZEMBRO DE 2012

PUBLICADO EM

O que aconteceu com a paciência?

A IMPACIÊNCIA não é algo novo. Não é de hoje que as pessoas perdem a paciência quando estão presas num congestionamento ou esperando numa fila. Mas alguns especialistas acreditam que a impaciência nunca foi tão comum como agora — e por motivos que podem surpreender você.
Alguns estudos indicam que muitas pessoas são menos pacientes hoje por causa da tecnologia. Segundo o jornal The Gazette de Montreal, Canadá, alguns pesquisadores sugerem que “a tecnologia digital, incluindo coisas como celulares, câmeras, e-mails e iPods, está mudando nossa vida . . . Os resultados imediatos que essa tecnologia oferece têm aumentado nosso apetite por gratificação imediata em outras áreas da vida”.
A Dra. Jennifer Hartstein, psicóloga familiar, comenta algo que dá o que pensar. Ela explica que “nos tornamos uma cultura da gratificação imediata e esperamos que as coisas aconteçam sem demora, sem erros e da maneira como queremos. Quando isso não ocorre, a tendência é ficarmos cada vez mais frustrados e irritáveis, [um sinal] de impaciência”. Ela acrescenta: “Desaprendemos a arte de diminuir o ritmo e aproveitar o momento.”
Alguns acreditam que o e-mail está perdendo popularidade e poderá ficar ultrapassado em breve. Por quê? Porque muitas pessoas que enviam mensagens não têm paciência para esperar algumas horas, nem mesmo minutos, para receber uma resposta. Além disso, quando alguém lê um e-mail, assim como acontece numa carta, espera encontrar saudações no início e no fim da mensagem. Mas muitas pessoas acham essas formalidades entediantes e uma perda de tempo. Por isso, preferem usar mensagens instantâneas. Parece que ninguém tem paciência para digitar saudações bem-educadas. E poucos tiram tempo para revisar o que escrevem. Em resultado disso, cartas e e-mails vão para destinatários errados ou contêm vários erros gramaticais e ortográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário